Lei Maria da Penha é tema de encontro

Especialista em violência doméstica e tráfico de mulheres, a advogada norte-americana Ludy Green, foi uma das atrações do encontro “Mulheres em Ação: 10 anos da Lei Maria da Penha”, realizado nesta quarta-feira (28), no auditório do Tribunal de Justiça de Florianópolis. Ela fundou a a ONG “Segunda Chance”, que auxilia mulheres em situação de risco a conquistar a independência através do empreendedorismo.

img_98170-2
Durante a conversa, a advogada abordou o tema “Combate à violência doméstica mediante o empoderamento econômico da mulher”, como também a legislação e políticas públicas de enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher nos Estados Unidos. Em seu país, 50,6% dos 324 milhões de habitantes são mulheres. No total, segundo a especialista, cerca de 40 milhões de mulheres já foram vítimas de algum tipo de violência no ambiente familiar – ou seja, uma em cada quatro americanas.

O secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, médico pediatra de formação, participou da abertura do evento e lembrou que a maior parte de sua vida esteve ao lado de mulheres: “mães corajosas e lutadoras”. Já a consul americana, Marijú Bofll, destacou a eficiência da Lei Maria da Penha como uma lei completa que trata, segundo ela, “dos cativeiros invisíveis que guardam estas mulheres, da violência e do feminicídio”.

O evento é uma parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher e outras instituições que trabalham com a temática da Mulher. A programação se estende até o final da tarde e prevê a palestra da analista da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres -SPM, Elisa Sardão, sobre Feminicídio (Lei nº 13.104) e da desembargadora Cínthia Bittencourt Schaefer, do TJSC, que abordará o tema Cultura do Estupro.

(Fotos – Marilene Rodrigues e Vitor Shimomura/Ascom SST)

Fonte: SST

Deixe um comentário